ensaioexperimental

Viva essa Experiência! Estou te dando a oportunidade de se desafiar sem o menor compromisso.

A sua felicidade depende de você, bem como a sua transformação, nada e nem ninguém pode te trazer felicidade se você não se comprometer com ela!

Tente, só te fará bem!

logo_white_transparent.png
Buscar
  • Cibele Bérgamo

Fotografia se resume em um equipamento e um botão?

Para você que acha que fotografia é comprar equipamento e bater um botão....

Desde muito pequena quis ser fotógrafa mas não rolou, fui administrar empresa mesmo! 14 anos fazendo isso, aos 36 anos resolvi estudar escondido pra ninguém interferir. Já morava no interior nessa época, viajava 200km todo final de semana para estudar.

Peguei tudo o que eu tinha para investir em curso e equipamento - gente, acreditem: é caro! Sexta feira deixei cair uma lente no chão: prejuízo de 5 mil reais.

Curso concluído, fui questionada em que área iria seguir - pois fiz o curso de todos os segmentos. Respondi: o que der mais dinheiro...

Deixa eu te contar uma coisa sobre a fotografia: é ela quem escolhe com o que você vai trabalhar, não você!

Digo isso pq disse que se tem um segmento que jamais faria seria o sensual 😒

Trabalhei por 3 anos de graça como assistente para tudo quanto era fotógrafo.

Segura da técnica, comecei trabalhando com corporativo, a considerar pelo meu histórico me parecia o mais óbvio: já estava nesse meio.

Trabalhei alguns anos para empresas como Gerresheimer para fazer fotos de ambiente (minhas fotos foram para Alemanha) e Abimed (contrato conseguido pela minha amiga de infância Angelica Garuti Marques) onde fiz fotojornalismo e evento.

Fui contratada em seguida pela School Picture e lá fui em fazer fotorecordação, era um bom salário. Fotografava cerca de 3 mil crianças por mês. Fiquei morando de favor na casa da generosa Gláucia Martins Santos Caio. Acordava 4 hrs da manhã, voltava 18hrs, todos os dias viajava e voltava morta de cansaço.

Até que um dia uma mulher me pediu para fazer fotos sensuais. Topei...uma grana a mais, que me indicou uma amiga, que me indicou outra amiga e assim, tive que desistir de todo o resto por falta de agenda.

Só então entendi a responsabilidade desse trabalho: estava lidando com a emoção das pessoas e com um grau de confiança que nem consigo explicar. Se eu errasse aquilo, ao invés de fazer alguém melhorar sua autoestima, faria ela cometer suicídio. Preocupada com isso, hoje tenho uma psicóloga que me orienta a lidar com determinadas situações.

Fiquei preocupada com o tratamento no Photoshop, se fizesse parecer muito mais jovem, novamente, estaria condenando a cliente por envelhecer e passar por ridícula. Mas photoshop é acabamento, não se resume em rugas! Precisa ter e precisa acertar a mão.

Paguei uma consulta com um cirurgião plástico. Ele me explicou tudo e nunca mais esqueço quando ele falou : cada 1 cm de expressão que vc retira são 10 anos a menos...cuidado.


Percebi também que a maquiagem social não foi criada para a fotografia, tem diferença sim! E lá fui me meter estudar maquiagem, 6 meses de curso e mais 6 meses de treinamento para poder falar de igual para igual com uma profissional.

Testamos todos os tipos de bases e como testamos!


A Millene Rosa Jorge e a Marina Guadagnini até hoje me xingam pq escolhi uma que dá um "trabalho do cão", mas elas concordam com o resultado! hahahaha - Então, não ligo pra elas! hahahahah - tudo é discutido, cliente por cliente, detalhe por detalhe. Me meto em TUDO.

E após 10 anos de trabalho e centenas de depoimentos e muito choro emocionado entre eu e elas...hoje subo mais um degrau.

Comecei estudar letras no ano passado pq pelo texto pequeno logo se percebe: AMO ESCREVER. Mas não agregou muito no meu trabalho e aí....pedi transferência para Filosofia.


E eis a minha nova jornada. Fotografar usando FILOSOFIA como base, porque com dez anos de carreira de uma profissão do qual sou capaz de tudo por ela, provavelmente a Santa Maria do Foco Cravado deve ter soprado no meu ouvido:


"Ci....fotografia nunca foi o fim, mas um meio...e por ser mulher e batalhar muito, é esse seu público, mostre ao maior número de mulheres que você puder que são perfeitas, lindas e podem tudo!".

Fotografia é um meio de expressão. Nunca foi só um botão....

Cibele Bergamo

Fotógrafa Profissional

Futura Filósofa.

www.fotomulher.com.br

www.soacho.com.br

© 2020 Cibele Bérgamo - Todos os Direitos Reservados - Blog do site www.fotomulher.com.br

19 99826 2626

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon